Em Julho de 1993, fui convidado pela D. Celeste Tapadas, informou-me que estava em formação um grupo coral na Comenda, e convidou-me para fazer parte deste Grupo Coral, que eu aceitei de imediato.
No ano seguinte, assumi a Presidência da direção, que exerci durante vinte e quatro anos e seis meses.
Depois disso, foi eleito Presidente da Assembleia Geral.
No primeiro ano, elaborei os estatutos da Associação (Orfeão da Comenda- Estrela da Planície) e fez-se a escritura e registo da Associação.
No ano de 1994, foi realizado o I Encontro de Coros, no qual participaram O grupo Coral Polifónico de Alter e o Orfeão de Portalegre, a partir desse ano, todos os anos em Junho, se realiza este que é o único espetáculo de MÚSICA CORAL POLIFÓNICA QUE SE REALIZA NO NOSSO CONCELHO.
Em 1996, no tempo de férias escolares, houve na Comenda um ATL, em que foram dadas aulas de música em que o meu filho participou, tendo aprendido a tocar algumas em flauta de bisel.
Nessa altura pedi uma reunião com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gavião, Sr. Professor Jorge Martins, solicitando apoio para criar uma Escola de Música, tendo dito que daria todo o apoio possível.
Foi igualmente solicitado apoio ao INATEL, que forneceu gratuitamente vário instrumental orf para a Escola de Música, que foi dirigida pelo Professor Paulo Manuel Alfaiate Pires, professor de Educação Musical.
Em 1997, em consequência do trabalho desenvolvido na referida Escola de Música, foi criada a Orquestra Típica da Comenda, que durante 10 anos, foi a única do género na Região do Alentejo, tendo percorrido o País de Norte a Sul, com um repertório que encantou milhares de pessoas, participou em vários encontros de Escolas de Música, e ainda em muitos eventos, a convite de várias entidades.
Para a Orquestra Típica, para além do Município e do INATEL, tivemos o apoio da Delegação Regional da Cultura do Alentejo.
Em 2002, por iniciativa da minha Esposa (Maria Teresa Morais), foi editada uma Revista, onde mostra um pouco da história da freguesia de Comenda, suas tradições e suas gentes.
Em 2003, foi gravado o primeiro trabalho discográfico em CD e Cassete, pelo Orfeão e pela Orquestra Típica, na comemoração do seu 10.º aniversário do Orfeão da Comenda.
Em 2013 grava o seu segundo trabalho em Cd, inserido nas comemorações do 20º aniversário.
Ao longo dos anos em que foi Presidente da Direção, tive o privilégio de ter sempre bons colaboradores, pessoas com quem aprendi muito, foi a primeira vez na minha vida que dirigi uma Associação.
Tive sempre o apoio de todos os membros do Orfeão, a quem deixo aqui o meu reconhecido agradecimento.
Quero aqui expressar a minha gratidão ao Professor Domingos Redondo, que é a pessoa mais importante em toda esta estrutura.
De igual modo, agradecer ao meu Amigo Luís Gonçalves por tudo o que tem feito pelo nosso Orfeão.
Foram todos vós que fizeram e fazem com que o Orfeão da Comenda, exista.
Sem o apoio de todos vós, eu não teria conseguido nada.
Bem-haja a todos.